quinta-feira, 17 de julho de 2008

A culpa é de Fidel!


Já que geral tá de férias, curtindo a vibe, viajando, andando de lancha, trabalhando no sábado pra ganhar um extra e sem o menor tempo/interesse no fluxo virtual, vai ficar uma dica cinematográfica hoje.


"La faute à Fidel" (A Culpa é do Fidel). Sim, Daniel, o filme é francês. Mas é digníssimo!
O filme tem como prisma a visão de uma garota de nove que vive no fim dos anos sessenta/ início dos anos setenta na França enquanto rola aquela efervescência no mundo permeada pelas idéias Comunistas.
De tradicional católica, a vida da menina muda completamente e ela se vê obrigada a entender idéias que não são tão simples quanto parecem (embora os adultos sempre as trate assim), além de negarem tudo o que já havia aprendido. Solidariedade, divisão de bens, abordo, direitos humanos e religião.


É lindíssimo, delicado, engraçado, fluido. Discute coisas seriíssimas num clima leve. Consegue traduzir a visão de uma criança sem subestimá-la. E a atriz mirim Nina Kervel-Bey (Anna) é de fazer qualquer Gérard Derpadieu babar. Sem esquecer de citar o garotinho que interpreta o irmão dela, ele é fantástico! Benjamin Feuillet (François) não deve ter mais de seis anos e junto à Nina faz a gente se apaixonar pelo filme.
Assistam.
FICA A DICA.

Um comentário:

Clarissa disse...

Les zezetes sont des zizis coupés!!!!!!