domingo, 31 de agosto de 2008

C(l)aquética

Estou lá anteontem bonitinha no trabalho, atendendo o 140o. passageiro do dia, quando pela trocentésima vez:

- Senhor Fulano de Tal, comparecer ao balcão de informações Infraero, terminal dois, piso do embarque.

Passageiro: - Ai, moça, fala de novo o que você tava falando, não consegui te ouvir.

Nessas eram umas nove e meia da noite, ainda tinha muito chão pra eu ir embora, minha voz já tinha dado adeus, a dor de cabeça já tinha dado oi.

Já no metrô voltando pra casa, sem forças pra pegar meu livrinho, pego um vagão com um bando de pessoas gritando coisas bizarras. Me segurei pra não trocar de vagão na estação seguinte, consegui.

Ontem, voz resistiu um pouco mais, entro no ônibus intermunicipal. Sento no degrau do fundão (isso acontece quase todos os dias, já que o relógio de ponto está atrasado e sou descontada se bato muito tempo antes do meu horário), peço licensa pra moça que está sentada no banco do lado do degrau. Pego meu livro e ligo meu iPod.

- Ai, sabe, eu ando meio apreensiva quase todos os dias quando venho trabalhar, teve um dia que saí chorando de soluçar! Blablablablabla.

Enquanto gritava tudo isso, ela puxava o meu cabelo, porque tava se debruçando no braço do banco. Por mais que eu tentasse me desligar da conversa alheia, eu não estava conseguindo de jeito nenhum. Fechei meu livro, desliguei o iPod. A dor de cabeça veio dizer oi.

Metrô. Abro o livro de novo, ligo o iPod de novo, o cara do lado me olhando com cara de "como consegue ler um livro grosso desses uma hora dessas no metrô?", quando sentam umas pessoas atrás de mim, de aproximadamente 17, 18 anos. Um bando deles. GRITANDO. Dessa vez não aguentei. Na estação seguinte peguei minhas tralhas e mudei de vagão.

É, não tem jeito.

Virei velha caquética fresca chata que lê Proust no metrô, no ônibus, antes de dormir, E QUE NÃO QUER SER INCOMODADA.

7 comentários:

Carlota Polar disse...

CARALHO-VOCÊ-TÁ-LENDO-PROUST-QUÊ-QUE-CÊ-TÁ-LENDO-DE-PROUST-ANDA-FALAVAI-QUÊ-QUE-CÊ-TÁ-LENDO-DO-PROUST

aimeudeustoperdenominhavida

Esse cara é tipo OLD TIME CRUSH. E que se fodam os coletivos.

Clarissa disse...

Tô lendo o primeiro volume do Em Busca do Tempo Perdido, Paula.
O Caminho de Swann.

Paula Groff disse...

Óóóin. (L)

Rafael Formiga disse...

Odeio as pessoas de 17, 18 anos,principalmente as que cantam.

Tô achando que eu sou caquético também.

Clarissa disse...

Eu toda hora fico pensando se há 6 anos eu era tão chata insuportável assim, ou se sou pior agora.

Paula Groff disse...

Gente, uma vez um cara no ônibus me fez tirar minhas compras pra que ele pudesse sentar do lado, sendo que o ônibus estava praticamente VAZIO, e uns 10 minutos depois, começou a cantar. Não deu pra agüentar:

-Você pode POR FAVOR parar de cantar?
- :O
-Por gentileza?
-Posso. (cara de puto) Quer que eu mude de lugar também?
-Sim.

E ele mudou, e eu fui feliz desde então.

Rafael Formiga disse...

Hahahahahhahaha.

Ponto para Paula Groff!

E eu acho que não era tão insuportável há uns 3 ou 4 anos.